O que é a Grafoscopia
A Grafoscopia é uma ciência que estuda as características do “desenho” escrito, ela foi gerada para atuar na esfera criminal contra golpes e falsificações. Em se tratando de uma área da criminalística a Grafoscopia é necessária à comprovação de autenticidade de documentos e assinaturas.
Já a Grafologia estuda e analisa a grafia (escrita), seu estudo contribui para conhecermos as emoções, estados físicos e mentais do escritor. A escrita é um gesto gráfico de um determinado indivíduo, que expressa através do grafismo seus sentimentos, inseguranças, aptidões, bem como seu potencial.
O objetivo principal da Grafoscopia é esclarecer quesitos criminais.
Em nossa realidade infelizmente somos rodeados por pessoas com e sem caráter, essa é uma verdade que não podemos contestar, diariamente somos bombardeados com notícias de falsificações, fraudes, crimes contra a idoneidade das pessoas, esses criminosos estão mais inteligentes e detalhistas a cada dia. Basta observarmos que os crimes estão ali, bem na nossa frente.
Diariamente utilizamos comportamentos mecânicos em nosso cotidiano, a escrita é um desses comportamentos ou padrões mecânicos.
Para o indivíduo iniciar o aprendizado da escrita deve primeiramente ter desenvolvido seu órgão escritor bem como suas funções motoras, que são desenvolvidos na primeira infância, após esse período é iniciado o processo de aprendizagem, durante a alfabetização e letramento o indivíduo escreve de forma lenta e cuidadosa padronizando e aperfeiçoando sua capacidade de escrita, é nesta fase que se inicia os comandos genéticos que darão origem à gênese gráfica.
Qual é a finalidade da Grafoscopia?
Considerada uma ciência jovem, a Grafoscopia busca através de análises laboratoriais e microscópicas (que serão tratadas mais à frente), falsificações e falsários. Existem diretrizes que devem ser analisadas e pontuadas para que não haja erros de interpretações por parte do expert.
Os bancos utilizam a Grafoscopia sempre com o intuito de encontrar fraudes e falsificações em cheques na maioria das vezes, mas essa ciência pode ser utilizada também para resolver questões criminais e judiciais como já citei anteriormente.
As conclusões do processo de constatação são obtidas diretamente dos resultados dos exames, enquanto aquelas do processo de interpretação decorrem da análise dos
resultados dos cotejos. Elas são desenvolvidas através de raciocínios lógicos, que podem ser devidamente fundamentados. (Pretti, Gleibe – Perícia Grafotécnica na Prática, Editora Ícone).
Autora: Inaiá Amadio
Perita Grafotécnica